quinta-feira, 4 de abril de 2024

O SECTOR ENERGÉTICO EM PORTUGAL

A queima de combustíveis fósseis para fins energéticos é, em Portugal, a maior fatia de emissões de GEE, tendo representado 66% das emissões em 2021. Dentro desta fatia, a energia utilizada para o setor dos transportes e o setor energético corresponde a, respetivamente, 28% e 15% do total das emissões nacionais²⁴.

Antes de prosseguirmos neste relatório, é importante evidenciar a distinção entre energia elétrica e energia em geral. A energia toma várias formas, e a eletricidade é uma destas. Isto é particularmente relevante quando falamos em descarbonização, já que, em geral, a produção através de fontes renováveis gera eletricidade. Quando utilizamos, por exemplo, petróleo, estamos a consumir energia, mas não necessariamente eletricidade. Em 2022, a energia elétrica foi responsável por 14% do consumo primário de energia em Portugal, tendo o petróleo, o gás natural e o carvão assegurado, respetivamente, 41%, 24% e 1% do consumo primário.O gra nde uso de petróleo está associado ao setor dos transportes, que é o setor responsável por mais emissões de GEE em Portugal. 

No que diz respeito ao consumo de energia final (ou seja, a energia nas formas consumidas diretamente pelos consumidores), a energia elétrica aparece em segundo lugar (25,2%), depois dos produtos petrolíferos, como a gasolina e o gasóleo (44%). 

Segundo dados de 2019, as emissões da produção elétrica em Portugal, o foco deste relatório, correspondiam a 21% das emissões de equivalentes de CO2 em Portugal²⁵. Segundo dados de 2022²⁶, 43% da eletricidade produzida em Portugal ainda provém de fontes emissoras de GEE. O uso de carvão foi terminado em 2021, mas em grande parte substituído por gás e por importações de Espanha. 

As energias renováveis, em 2021, foram responsáveis pelo fornecimento de energia para cerca de 58% da eletricidade produzida, 42% da energia para aquecimento e arrefecimento de edifícios, mas apenas 9% da energia utilizada no setor dos transportes. 

Atualmente já estamos acostumados ao uso de eletricidade, por exemplo, para a iluminação de edifícios. Contudo, nem toda a eletricidade que usamos atualmente é produzida através de fontes renováveis. Para além disso, para uma descarbonização da economia será necessário eletrificar vários setores, como os transportes e a indústria, que ainda dependem de sistemas não-elétricos. Em todo o caso, o sucesso da descarbonização passa por produção de eletricidade 100% a partir de fontes renováveis, em especial, acabando com o uso de gás natural. Assim, este relatório foca-se na tarefa de conseguir eletricidade 100% renovável.

Transcrito do: Relatório Empoderar o Futuro - Serviço Público de Energias Renováveis

Em: https://www.empregos-clima.pt/wp-content/uploads/2023/09/relatorioSITE.pdf