quarta-feira, 20 de março de 2024

SAFÁRIS CRIMINOSOS

 


Mobilize-se agora
Urgente: em alguns dias, mais de 27 mil pessoas do povo Massai podem perder suas terras ancestrais! Visando lucros altíssimos, a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, quer despejá-los de sua terra natal para dar lugar aos safáris de luxo e à caça esportiva. Há alguns anos, VOCÊ foi uma das 3 milhões de pessoas que apoiou o povo Massai – e o ex-presidente nos ouviu. Agora eles precisam da nossa ajuda novamente. Você pode convidar 3 amigos e amigas para assinar esta campanha hoje? Mensagens diretas funcionam muito mais - vamos chegar a 4 milhões de assinaturas: 
Da nossa mensagem inicial de Fevereiro de 2022
Queridos amigos e amigas,

Somos anciãos Massai do norte da Tanzânia. A qualquer momento, milhares de pessoas da nossa comunidade podem ser expulsas de suas terras ancestrais para abrir espaço para o turismo de luxo, a caça esportiva e o mercado de carbono.

Precisamos urgentemente do seu apoio.

Anos atrás, quando enfrentamos essa ameaça, mais de 2 milhões de membros da Avaaz se uniram ao nosso apelo! Juntos e juntas, criamos um movimento tão forte que o ex-presidente prometeu não nos expulsar das nossas terras.

Mas agora, os planos de despejo estão sendo retomados! A presidente Samia Suluhu Hassan talvez não nos escute, mas sabemos que ela vai responder à pressão da mídia e à pressão pública! Junte-se a nós e compartilhe esta campanha com todo mundo que você conhece. Vamos mostrar à presidente que o mundo está do lado dos Massai!
As comunidades Indígenas Massai coexistem pacificamente com as terras e a vida selvagem na África Oriental e são suas guardiãs há séculos. Mas sucessivos governos já tentaram nos expulsar de nossos lares sob o pretexto do turismo e da conservação.

Já tentamos de tudo, até processar o governo por violar nossos direitos. Mas agora que a atenção pública diminuiu, temos medo de ser removidos à força a qualquer momento – isso destruiria nossa cultura, nos deixaria sem lar e colocaria a vida selvagem em risco. Os políticos não conseguem propor uma “solução”, e a perda dos nossos territórios pode resultar na aniquilação da nossa comunidade.

Seu apoio nos dá esperança. Sabemos que a presidente Samia valoriza o diálogo e os investimentos vindos da comunidade internacional. Você pode ajudar a fazê-la mudar de ideia, mas o tempo está acabando – assine e compartilhe a petição agora!
Algumas pessoas da nossa comunidade já disseram que preferem morrer a deixar seu lar. Mas ninguém deveria precisar fazer essa escolha. Sabemos que juntos e juntas somos mais fortes – afinal, já mudamos o curso da história antes. Vamos fazer isso de novo e reimaginar um mundo onde seres humanos e natureza possam coexistir em harmonia.

Com esperança e determinação,

Anciãos Massai da Tanzânia e todo o time da Avaaz

PS: A imagem acima não tem qualquer relação com os anciãos Massai da Tanzânia que enviaram este apelo por motivos de segurança e proteção.