quinta-feira, 23 de março de 2023

24 DE MARÇO: DIA DE ACÇÃO GLOBAL EM SOLIDARIEDADE COM O POVO CHILENO


O Chile é a nossa história de ontem e de amanhã, se não fizermos nada para parar a destruição da floresta autóctone e, simultaneamente, criar alternativas à monocultura de eucalipto.  

 
O Movimento Ar Puro junta-se ao dia global de acção em solidariedade com o povo do Chile, e com todas as pessoas que lutam pela justiça social e climática no Chile. Realçando que a origem dos incêndios "florestais" actuais no Chile são as mesmas dos incêndios "florestais" em Portugal: a destruição da floresta autóctone e a monocultura de eucalipto.

Durante o mês passado, mais de 430 mil hectares arderam devido a incêndios "florestais" no Chile. Esta é uma área comparável a todo o distrito de Leiria, 450 mil hectares

As pessoas lembram-se dos incêndios florestais de 2017 em Portugal. E sabem que, desde essa altura, as entidades oficiais nada fizeram para converter a monocultura de eucaliptos em florestas autóctones, nem foram tomadas medidas básicas de segurança, muito pelo contrário, a situação actual é ainda mais propicia a grandes incêndios. Porque também sabem que estamos a entrar no ano de El Niño que vai trazer novas ondas de calor para a Europa.

A Navigator Company é a empresa que emite mais CO2 em Portugal. Portugal é o país com maior área de plantações de eucalipto na Europa e está no 4º lugar a nível mundial. Em termos relativos é o país com a maior área de eucaliptal do mundo. O Chile também está coberto por enormes áreas de eucaliptal, está no 9º lugar a nível mundial. Este processo de eucaliptização foi desencadeado pela ditadura de Augusto Pinochet, contra as comunidades rurais Mapuche. Mais de 400 incêndios florestais devastaram o Chile em Fevereiro de 2023 e as empresas de celuloses (Arauco, Mininco e CMPC) estão impacientes para agarrar nesta oportunidade de negócio para comprar os terrenos ardidos e expandir ainda mais as monoculturas de eucalipto.

Todas as manhãs, um gestor da Navigator Company acorda e pensa: «Como vou transformar um território em dinheiro para os accionistas da minha empresa?» Todas as noites, os detentores do poder e seus serviçais, dormem bem sabendo que estão a empurrar-nos para o caos climático. O caos climático está hoje no Chile, assim como está em Portugal, em ambos os países está a indústria de celuloses a destruir os territórios e a vida às pessoas.  

O Chile hoje é a nossa história de ontem e de amanhã. Temos que juntar forças para parar a destruição.

No dia 24 de Março, participamos nesta acção global de Chile Is Our Story em conjunto com dezenas de organizações pelo mundo inteiro em solidariedade com o povo chileno e com todas as pessoas que lutam pela justiça social e climática no Chile.

O dia global de acção foi convocado pela plataforma This is Our Story, que em Setembro de 2022 lançou acções de solidariedade com as cheias do Paquistão.

O Climáximo organiza uma acção frente à sede da Navigator Company, dia 24, às 17h, Lisboa.