quinta-feira, 24 de março de 2022

O Estado françês persegue pessoas e associações que defendem a biodiversidade e o ambiente



É uma decisão inédita que o governo acaba de tomar em benefício exclusivo do agronegócio: recorrer da decisão judicial que ordena a cessação das atividades ideológicas ilegais da célula da gendarmerie Déméter (1).

As autoridades públicas supõem , portanto, que na França, em nosso tempo, uma polícia do pensamento pode monitorizar, intimidar e amordaçar seus próprios concidadãos – fora de qualquer quadro legal e para defender os interesses muito questionáveis ​​de algumas grandes empresas!

>> Empresas cujos produtos destroem indiscriminadamente milhões de insetos polinizadores essenciais para a reprodução das plantas (2), e bilhões de microrganismos que garantem a fertilidade do solo (3)...

>> E cujos produtos espalham entre os agricultores que os utilizam Doenças de Alzheimer e Parkinson, cânceres graves, transtornos cognitivos e depressivos de ansiedade ( 4).

Como nossos líderes políticos chegaram a zombar do interesse geral e de todos os princípios em que nossas democracias se baseiam?

Isso é inaceitável.

E POLLINIS se oporá com todas as suas forças a esses excessos autoritários do Estado.

Levaremos a questão aos tribunais – até ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, se necessário! – defender a liberdade dos cidadãos e o seu direito inalienável de defender o seu ambiente.

Mas para isso, precisamos de você.

Devemos mostrar à Justiça e aos políticos que somos movidos por um verdadeiro movimento popular, em nome do qual lutamos para defender a liberdade e os direitos de todos.

É por isso que POLLINIS está soando hoje o toque a rebate, para reunir todos os cidadãos indignados com tal desvio da polícia em benefício exclusivo da indústria:

>> Opor-se a qualquer deriva antidemocrática ;

>> Porque se não agirmos rapidamente, o agronegócio terá liberdade para amordaçar seus adversários com os meios repressivos do Estado...

… e dizimar, por exemplo, por muitos anos, abelhas, zangões e borboletas, contaminando o meio ambiente com seus venenos impunemente!

Ajude-nos a transformar essa mobilização cidadã que você apoiou ao lado de mais de 60.000 cidadãos em um verdadeiro maremoto, compartilhando este e-mail com todos os seus contatos!

Relembrando: depois de uma longa disputa legal entre associações de defesa dos organismos vivos e o governo para acabar com a repressão dos defensores da natureza pela célula Deméter ...

o Tribunal Administrativo de Paris considerou, em 1 de fevereiro de 2022, que as missões ideológicas desta unidade de inteligência não tinham base legal (5), e consequentemente ordenou ao governo que lhes desse fim no prazo de dois meses, sob pena de multa de 10.000 euros por dia.

Após tomar conhecimento desta decisão judicial (6), o governo decidiu recorrer e agir para defender, custe o que custar, as missões ilegais de intimidação ideológica e vigilância que Deméter usa para sufocar quem se opõe ao agro-negócio tóxico– com muito dinheiro público!

Os ministros do Interior, da Agricultura e da Justiça (7), agora formam uma frente comum para defender a indústria de agrotóxicos e todo o modelo agrícola que dela depende.

Diante deles, e do pacto ilegal que os liga à agroindústria, devemos mobilizar centenas de milhares de cidadãos para nos ajudar a nos manter firmes e garantir os direitos de todos na defesa dos polinizadores e do meio ambiente!

Neste exato momento, as associações POLLINIS e Générations Futures estão preparando a resposta aos tribunais, ao lado da advogada especialista em questões ambientais Corinne Lepage.

Mas neste confronto decisivo para restaurar a liberdade de expressão e permitir que todos os defensores da natureza liderem a luta contra a devastação dos pesticidas, precisamos que você multiplique nossas forças por 2, por 5, até por 10 , e contra toda a base de manobras do governo juntos !

Por favor, compartilhe este e-mail em sua rede social favorita para que o maior número possível de cidadãos possa dar voz a esta luta crucial para defender a liberdade de se opor ao modelo agrícola que destrói polinizadores e é catastrófico para a saúde humana 

Ao defender Deméter de uma decisão judicial republicana, o governo mostra seu apoio infalível à Syngenta, Bayer, BASF e Corteva, as 4 multinacionais que controlam o mercado de agrotóxicos (8)…

…à custa de um ataque sem precedentes à democracia e à liberdade de expressão, protegidos pelo artigo 10.º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem (9).

Essa monopolização da aplicação da lei por partidários da agroindústria não deve durar mais um segundo!

Há mais de dois anos, a célula de Déméter exerce uma pressão inimaginável em uma democracia sobre cidadãos comprometidos com a transição agrícola e o abandono dos agrotóxicos:

>> O Sr. Henri Plandé, foi colocado sob vigilância para o exercício exclusivo da sua função de presidente da associação local Alerte Pesticides Haute Gironde, tendo até recebido a visita de gendarmes armados e com coletes à prova de balas em sua casa.

>> O Sr. Antoine Gatet, porta-voz da associação Sources et rivières du Limousin, foi alvo de uma investigação da gendarmerie por invasão de propriedade agrícola, depois de ter contestado, ao microfone da antena do canal local da France 3, um projeto agroindustrial.

>> A Sra. Bettina Kaps, jornalista, foi mandada pelos gendarmes para apagar uma entrevista com um agricultor, uma prática totalmente ilegal e abusiva!

Todos estes casos concretos fazem parte de uma estratégia óbvia de criminalização dos cidadãos e associações que defendem a biodiversidade e o ambiente , e cujas acções contrárias aos lobbies dos agroquímicos são passíveis de serem tratadas como associações de criminosos, crime punível com 10 anos de prisão e 150.000 euros em multas!

Porque esta é de fato a verdadeira natureza de Deméter... uma força repressiva e dissuasiva, oposta a associações que, como POLLINIS, tentam descontaminar o meio ambiente dos agrotóxicos e assim permitir o retorno dos polinizadores...

… e a todas as vozes dos cidadãos que denunciam a irracionalidade do modelo agrícola industrial, cuja intensificação desenfreada está destruindo a uma velocidade vertiginosa tudo o que a indústria não pode aproveitar e lucrar (10).

Se não vencermos esta batalha crucial pelas liberdades democráticas e deixarmos a indústria aproveitar a complacência do Estado para reprimir permanentemente as críticas à agricultura intensiva, não será mais possível aspirar abertamente a um ambiente saudável e sem pesticidas sem provocar a ira dos Deméter.

Parar o mais rápido possível esta deriva insuportável, que reforça mais do que nunca a impunidade das empresas e do sistema de pesticidas – cujos custos para os cidadãos europeus já chegam a 2,3 bilhões de euros por ano ! (11) – não há um momento a perder.

Dê um apoio decisivo à mobilização contra Deméter, anexando esta mensagem a 2 ou 3 entes queridos que possam estar interessados ​​em nossa luta comum contra o golpe do governo e dos agroquímicos para amordaçar os adversários da agricultura intensiva!   

Na era Deméter e da repressão total aos defensores do meio ambiente sob o pretexto de lutar contra o "agribashing", POLLINIS ainda poderá expor publicamente os números que chegam até nós a partir de estudos científicos recentes, e que tomam a medida:

>> Desde o nível de envenenamento de seres vivos por neonicotinóides , inseticidas cujos efeitos neurotóxicos podem danificar seriamente nossos cérebros, segundo a Agência Europeia de Saúde (12), e que foram detectados recentemente no líquido cefalorraquidiano – um fluido biológico vital para o desenvolvimento de o cérebro e as funções cognitivas – de crianças hospitalizadas (13);

>> O nível de toxicidade das terras agrícolas , das quais mais de um terço em escala planetária são consideradas de "alto risco" (14) porque sua taxa de concentração de pesticidas é pelo menos 1.000 vezes superior ao limite considerado sem efeitos sobre a biodiversidade ;

>> Do nível crítico da sexta extinção em massa que, segundo pesquisadores franceses e americanos, é perigosamente subestimado : em um estudo recente, os cientistas calcularam que a extinção de espécies animais foi 170 a 300 vezes maior do que as estimativas anteriores publicadas pelo União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que negligencia as populações de invertebrados (95% das espécies conhecidas!) (15).

Para salvar a liberdade de contestar esse sistema agrícola insustentável e devastador para os vivos, é necessário a todo custo impedir que o governo legalize a censura de milhares de associações e cidadãos que defendem a natureza.

Não deixemos tomar conta de uma polícia de opinião privatizada pelos lobbies!

Graças à sua ajuda, poderemos explodir os balcões de mobilização cidadã contra a intolerável guerra das empresas agroquímicas para reprimir as críticas aos agrotóxicos!

 

Agradecemos antecipadamente por sua ação decisiva.

A equipa POLINIS



Referências

1. Ministério do Interior, Recurso contra a decisão do tribunal administrativo relativa ao sistema DEMETER, 21 de fevereiro de 2022

2. Billaud, O, Vermeersch, RL, Porcher, E. Ciência cidadã envolvendo agricultores como meio de documentar tendências temporais na biodiversidade de terras agrícolas e relacioná-las com práticas agrícolas. J Appl Eco. 2021; 58: 261-273.

3. T. Gunstone et al. , Pesticidas e Invertebrados do Solo: Uma Avaliação de Perigos , Frontiers in Environmental Science, 4 de maio de 2021

4. Oeste da França, Agricultura. Em seis anos de combate, 71 vítimas de agrotóxicos reconhecidas no Ocidente , 15 de março de 2022

5. Tribunal Administrativo de Paris, ASSOCIATION POLLINIS FRANCE, GENERATIONS FUTURES e L214 , 1 de fevereiro de 2022

6. Ministério do Interior, Decisão do tribunal administrativo relativa ao dispositivo Demeter , 2 de fevereiro de 2022

7. Cartazes parisienses, Visiting the SIA, Gérald Darmanin e Éric Dupond-Moretti defendem a célula Demeter , 7 de março de 2022

8. POLLINIS, Pesticidas: um mercado suculento para quatro empresas, um custo para todos os cidadãos , 30 de novembro de 2021

9. Conselho da Europa, Convenção Europeia dos Direitos Humanos

10. L'Opinion, Esses robôs polinizadores que substituem as abelhas , 12 de julho de 2021

11. POLLINIS, Pesticidas: um mercado suculento para quatro empresas, um custo para todos os cidadãos , 30 de novembro de 2021

12. B. Laubsher et al. , Neonicotinóides múltiplos no líquido cefalorraquidiano, plasma e urina de crianças, Saúde Ambiental , volume 21, Número do artigo: 10 (2022)

13. EFSA, EFSA avalia potencial ligação entre dois neonicotinóides e neurotoxicidade do desenvolvimento , 17 de dezembro de 2013

14. FHM Tank et al. , Risco de poluição por pesticidas em escala global , Nature Geoscience, volume 14, páginas 206–210 (2021)

15. Robert H. Cowie, Philippe Bouchet, Benoît Fontaine, The Sixth Mass Extinction: fato, ficção ou especulação? , Revisão Biológica, 10 de janeiro de 2022







POLLINIS Associação sem fins lucrativos (Lei 1901)

10, rue Saint-Marc 75002 Paris

www.pollinis.org