quinta-feira, 11 de março de 2021

CONHECER O OUTRO... - Manuela Marques

Quando crescemos internamente, desenvolvemos capacidades impensáveis enquanto a maturidade não se manifesta.

Conhecer alguém passa a ser uma actividade gostosa mas reverente, como se pisássemos terreno sagrado do outro – um lugar de vivências, povoado de afectos, os que se manifestaram algum dia ou os que ainda fazem sorrir de ternura.

Os passos devem ser cautelosos para conhecer as marcas do tempo, as cicatrizes do corpo e daquilo a que se chama alma.

Entrar no outro é pedir licença para as ante-câmaras da consciência, é estar preparado para vibrar gargalhadas e lágrimas – até as que provavelmente nunca ninguém percebeu.

Detectar gostos, mesmo os inconfessáveis, as raivas descompensadas, os sorrisos estáticos de gioconda, o sentido de humor intermitente a picar conversas que poderiam ser dramáticas, o desejo de ser entendido, a necessidade de estar só de vez em quando…

Todos somos seres misteriosos, apetecíveis, enormes no potencial.

Todos somos revestidos a camuflados defensivos, sociais, ensaiados para iludir a essência a preservar.

Deixar-se entrelaçar pelo outro é incómodo. Quebrar as protecções, aparecer nos verdadeiros contornos do nosso ser, como uma nudez tardia, indesejada, só é possível pela curiosidade da aventura de criar outra entidade - O nós.

Caminhar pelo outro, fundir apetites, rejeições, emprestar o olhar ao outro para que nos seja devolvido acrescentado…

Alquimias de andarilhos pelo caminhar dos dias – cruzamentos de trajectórias a deixar em aberto traçados por descobrir… a grande aventura de VIVER!

MMM