sábado, 9 de janeiro de 2021

"NÃO VAMOS DEIXAR AS MULTINACIONAIS ABRIREM A CAIXA DE PANDORA!"

Em: www.pollinis.org.org

Uma ameaça sem precedentes e pouco conhecida paira sobre os ecossistemas e a vida, tal como a conhecemos...

Desenvolvido discretamente por empresas de biotecnologia, o gene drive torna possível contornar as leis da evolução, inserindo genes seleccionados em todos os descendentes de um organismo vivo.

Simples e barata, esta nova técnica de edição do genoma abre caminho para a modificação ou erradicação total de populações de animais , ou mesmo de espécies inteiras, e de uma maneira potencialmente irreversível!

E dá às empresas de biotecnologia a capacidade de moldar coisas vivas como demiurgos (divindades submissas a um deus supremo e medianeiras entre este e a criação), substituindo as leis da selecção natural, que moldaram as espécies vegetais e animais por milénios ...

Embora nenhum debate político ou cidadão tenha ocorrido sobre este assunto fundamental, a POLLINIS tem alertado constantemente as instituições francesas e europeias para os perigos desconhecidos e os efeitos potencialmente irreversíveis desses novos OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

Junto com outras associações, POLLINS pediu à França para proibir a disseminação na natureza de organismos resultantes de drives genéticos. E exortou a Europa a exigir uma moratória internacional para evitar que esses novos OGM sejam introduzidos no meio ambiente.

Para não deixar o assunto nas mãos de multinacionais, também reunimos pareceres de especialistas nas espinhosas questões biológicas, éticas e filosóficas levantadas por esta biotecnologia, e lançamos um abaixo - assinado para exigir a aplicação do princípio da precaução e da 'organização de um verdadeiro debate público, para que os cidadãos possam estar verdadeiramente informados e formar uma opinião sobre estes novos OGM.

Finalmente, alertámos a Agência Europeia de Saúde (EFSA) sobre os riscos da disseminação incontrolável desses organismos geneticamente modificados, enquanto a libertação na natureza de insectos OGM resultantes destas experiências genéticas estão planeadas em alguns países!

Ninguém hoje é capaz de avaliar os efeitos potenciais dessa tecnologia , principalmente no meio ambiente! As consequências para a fauna, a flora, a produção de alimentos e a nossa saúde comum podem ser fatais: não vamos deixar as multinacionais abrirem a caixa de Pandora!