terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

NÃO AOS PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS QUE NOS MATAM


Como todas as pessoas sabem, à cerca de um século, que estamos todos os dias expostos a produtos químicos tóxicos que causam doenças crónicas e letais, por exemplo: cancro, infertilidade e anomalias congénitas. As grandes corporações internacionais da indústria química, com o apoio da União Europeia e Estados-membros, estão determinadas em agravar a situação com a introdução de mais produtos químicos tóxicos. Está nas nossas mãos, de todas e cada uma das pessoas, travar este caminho que leva a humanidade para a catástrofe.
 
Nada dura para sempre, excepto os produtos químicos tóxicos produzidos e comercializados pelas corporações internacionais da indústria química. Estes produtos químicos são "eternos" e estamos todos os dias em contacto  com eles, porque se encontram, por exemplo, em embalagens de alimentos, frigideiras e capas de chuva [1].

Por isso, não surpreende que as pessoas em toda a Europa tenham níveis elevados, destes produtos químicos tóxicos e perigosos, nos seus organismos que provocam cancro, infertilidade e danos no fígado [2].

Acresce que estas corporações sabem tudo isto, mas é-lhes indiferente, e continuam a produzi-los, a comercializá-los e a mentirem à décadas sobre as consequências, ao contaminar a água, o ar, os solos e os nossos organismos.

Estas corporações esconderam pesquisas sobre a perigosidade destes produtos químicos durante 50 anos, até às pessoas que nelas trabalham e estão directamente sujeitas aos seus perigos [3].

Após um trabalho de pesquisa e investigação levada a cabo por um grupo de jornalistas, a verdade foi tornada pública. Por isso, as corporações da indústria química estão a gastar 20 milhões de euros por ano para pressionar a União Europeia, para continuarem a produzir e comercializar estes produtos químicos tóxicos "sem limites" [4].

Para além disso, estas corporações estão impunes e têm a cobertura legal das instituições da União Europeia e dos Estados-membros. Se não vejamos: o plano que foi aprovado pelas instituições europeias, com vista a acabar com estes produtos químicos na Europa, nunca foi implementado.

Estes produtos químicos estão a ter consequências na nossa vida quotidiana e das nossas crianças. Por exemplo, nos Países Baixos (Holanda) as crianças são, sistematicamente, alertadas para não nadar, banhar-se, no poluído mar holandês, ou, na Bélgica onde as crianças, também são alertadas para evitar brincar no parque em Zwijndrecht [5].
 
O custo dos danos causados por estes "produtos químicos eternos" - como as corporações querem - à nossa saúde, aos ecossistemas, biodiversidade, natureza e Planeta, já são astronómicos, de acordo com o Conselho de Ministros Nórdico. E vai aumentar se a situação persistir.

As corporações da indústria química não querem mudanças, muito pelo contrário, querem continuar a produzir e comercializar estes produtos químicos tóxicos, para continuarem a obter lucros astronómicos.

Cabe-nos organizar, mobilizar e agir em defesa da nossa saúde e das nossas crianças. Exigindo o fim destes produtos químicos tóxicos e perigosos, não permitindo o que estas corporações querem: "torna-los eternos", com a cobertura da União Europeia e Estados-membros.
 
Juntos e organizados podemos vencer e acabar com estes crimes e a destruição das condições que geram, sustentam e suportam a vida, em todas as suas dimensões.
 

Referências:

[1] PFAS, substâncias alquílicas per e polifluoradas, são uma grande família de mais de 

4.700 produtos químicos produzidos pelo homem. 

São utilizados pela sua capacidade de repelir gordura e água, bem como pela sua resistência

 a altas temperaturas.

https://eeb.org/work-areas/industry-health/pfas/

[2] https://eeb.org/european-citizens-alarmingly-high-chemical-exposure/

https://www.lemonde.fr/en/les-decodeurs/article/2023/02/23/revealed-the-massive-contamination-

of-europe-by-pfas-forever-chemicals_6016906_8.html

Jornalistas mapearam hotspots químicos eternos em toda a Europa https://foreverpollution.eu/

[3] https://time.com/6284266/pfas-forever-chemicals-manufacturers-kept-secret/

[4] https://corporateeurope.org/en/2023/07/toxics-industry-fights-back-against-proposed-forever-chemicals-ban

[5] https://www.mammenopfas.org/chi-siamo

[6] https://norden.diva-portal.org/smash/get/diva2:1295959/FULLTEXT01.pdf

[7] https://website.wemove.eu/it/victories/ecocidio-finalmente-reato 

?akid=1935%2E13656%2EPqfUCG