terça-feira, 12 de dezembro de 2023

VAMOS DEFENDER A SEGURANÇA E A SOBERANIA ALIMENTAR

Bom dia,

Meu nome é Lucas Lefebvre.

Há alguns anos, fui cofundador da La Fourche, uma loja online que vende produtos orgânicos e ecológicos. Se tomo a liberdade de lhe escrever hoje através da POLLINIS, é porque o setor orgânico está seriamente ameaçado.

Com ele, não é só a nossa capacidade de escolher uma alimentação natural favorável à nossa saúde que desaparece…

 

 

… mas também – e esta é a principal razão pela qual a POLLINIS se associa à minha mensagem – são todas iniciativas agrícolas sem insumos químicos ou genéticos , santuários privilegiados para a preservação da biodiversidade essencial aos equilíbrios naturais, que poderiam ser canceladas do menu


…em benefício de um método padronizado de produção de alimentos , baseado em sementes manipuladas artificialmente em laboratório , e acompanhado de numerosos insumos (pesticidas, nitratos, fertilizantes nitrogenados, etc.) prejudiciais aos organismos vivos de que nossos solos e plantas necessitam muito .


A POLLINIS está a unir forças com o setor biológico para contrariar a regulamentação da UE que visa retirar a sua liberdade de escolher uma dieta natural e isenta de OGM. Ao autorizar o cultivo de OGM sem rotulagem nem controlo, as autoridades europeias porão fim à transparência alimentar, tornarão impossível o cultivo biológico sem OGM e explodirão a utilização de pesticidas que andam sempre de mãos dadas com os OGM. O cocktail perfeito para dar o golpe final nas abelhas e na biodiversidade.

Por favor, leia a mensagem de alerta de Lucas Lefebvre, cofundador da loja online de produtos orgânicos La Fourche, e divulgue-a o mais amplamente possível às pessoas ao seu redor.

Todos juntos, vamos mobilizar-nos imediatamente para defender o nosso direito a uma alimentação saudável e natural que respeite os seres vivos!











►EU PARTICIPEI
MOBILIZAÇÃO

Para nós, distribuidores de produtos biológicos, é inevitavelmente a nossa actividade económica que poderá entrar em colapso. Eu não vou esconder isso.

Mas quando optei por investir no desenvolvimento de produtos biológicos em França, não foi apenas por uma oportunidade: é também porque acredito profundamente que uma agricultura que consegue prescindir de pesticidas é eminentemente mais promissora para o futuro do que uma agricultura que multiplica factores de produção que são devastadores para os seres vivos e põem em perigo a resiliência das gerações futuras.

É porque acredito que os riachos formam grandes rios, e que a soma das escolhas alimentares de cada um de nós pode permitir a mudança do sector agrícola para um sistema mais virtuoso , que tentei tornar o orgânico mais acessível a todos, a preços reduzidos e online.

A liberdade de escolha dos consumidores , no que comem e no que alimentam os seus filhos, é uma arma poderosa quando é colectivamente orientada para um objectivo comum. Cada compra é um ato de votação, principalmente no setor agrícola.

Mas, num nível mais realista, a transparência alimentar e o direito do consumidor à informação, ou seja, saber o que temos no prato todos os dias, são absolutamente fundamentais.

E ainda…

A União Europeia está actualmente a votar as piores regulamentações para o futuro da nossa alimentação.

Na sua proposta de regulamento “relativo às plantas obtidas através de certas novas técnicas genómicas e aos géneros alimentícios e alimentos para animais deles derivados, e que altera o Regulamento (UE) 2017/625”, apresentada em junho passado ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE , a Comissão Europeia planeia abrir o mercado europeu aos OGM de nova geração , sem exigir que os seus riscos para a saúde ou ambientais sejam avaliados...

…e sem sequer exigir que os fabricantes os declarem como “OGM”.

OGM ocultos , que poderiam ser usados ​​massivamente na agricultura intensiva…

…que continuaremos a recusar no rótulo orgânico…

…mas do qual ninguém poderá escapar a longo prazo!

Na verdade, é impossível evitar a contaminação genética de uma cultura OGM para uma cultura não OGM. Os genes modificados em laboratório viajam, em particular graças às abelhas que recolhem pólen de flores OGM e o depositam em flores não OGM. Isso foi comprovado há muitos anos por uma grande literatura científica.

Será, portanto, impossível para um agricultor provar que os seus cereais, frutas e legumes não contêm OGM. E será impossível para nós, distribuidores de produtos biológicos, garantir aos nossos consumidores uma alimentação natural e isenta de OGM. Este regulamento é o Cavalo de Tróia da indústria agroquímica para acabar com qualquer possibilidade de agricultura que respeite os seres vivos.

Acima de tudo, esta desregulamentação dos novos OGM é um presente para a indústria agroquímica, que poderá espalhar cada vez mais pesticidas nas culturas. Porque é claro que os OGM e os produtos fitossanitários andam sempre de mãos dadas. 83% dos OGM clássicos cultivados hoje nos Estados Unidos são simplesmente mais resistentes aos pesticidas químicos, por exemplo, o primeiro assassino de abelhas, o famoso glifosato. Por isso, criamos OGM principalmente para espalhar mais pesticidas, e a remoção de todo o controlo sobre os OGM com esta desregulamentação só irá, evidentemente, piorar as coisas!

Eu sei que esta informação é brutal. Congelando. E se a POLLINIS me permite enviar-vos esta mensagem hoje, é porque já não temos escolha : Agricultores, distribuidores, consumidores e cidadãos, devemos unir as nossas vozes no mesmo movimento de protesto massivo e intenso, e expressar a nossa raiva e indignação suficientemente forte para pôr termo imediato a este projecto desastroso da Comissão Europeia.

Sem o apoio dos cidadãos, não seremos ouvidos.

Os consumidores têm direitos que não podemos fazer cumprir como agricultores ou distribuidores. Um destes direitos, que até agora tem sido geralmente respeitado em França, é o direito à informação e à transparência alimentar.

O que lhe peço, em meu nome, mas também em nome de todo o sector biológico e de cerca de cinquenta associações que apoiam esta abordagem, é que assine esta petição europeia abaixo contra a desregulamentação de novos OGM na Europa.

► ASSINO A PETIÇÃO

Quase 500 mil pessoas já participaram, temos de chegar a 1 milhão, ou mesmo a 2 milhões de apoiantes, o mais rapidamente possível, para bloquear, através da vontade dos cidadãos, um processo de tomada de decisão claramente manipulado por lobbies.

Juntos, vamos defender o nosso direito à alimentação natural que respeite os seres vivos!

Agradecemos antecipadamente por sua ação. E, por favor, não hesite em transmitir minha mensagem às pessoas ao seu redor.

Sinceramente,

Lucas Lefebvre
Co-fundador dos Forks