terça-feira, 23 de maio de 2023

HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, IMAGENS E MITOS DUMA GERAÇÃO CURIOSA - Eduarda Dionísio (1946-2023)

O título acima é de um livro, publicado em 1981, de Eduarda Dionísio. Neste livro a autora transmite-nos, então, "uma visão da sociedade portuguesa dos últimos sessenta anos, recorrendo a um autêntico jogo de histórias construindo ao longo de muitas páginas, contos e cartas, poemas e fábulas, monólogos e ladainhas, dramas e canções, notícias e narrativas.". Neste caso, vamos transcrever apenas pequenos textos devidamente datados, respeitando a forma e o tamanho de letra usada pela autora.


1927-1933

PRIMEIROS ANOS DA DITADURA EM PORTUGAL. SEGUNDO SALAZAR, HÁ QUE DISTINGUIR ENTRE AUTORITARISMO E TOTALITARISMO. PORTUGAL DEVERÁ SER UM ESTADO FORTE: EM 1927, EM 1928, EM 1931, REGISTARAM-SE REVOLTAS CONTRA O REGIME. É DE 1933 O ESTATUTO NACIONAL DO TRABALHO E A CONSTITUIÇÃO QUE VIGORARÁ ATÉ 1974. EM 1933 SÃO APROVADAS AS BASES DA UNIÃO NACIONAL. NO MESMO ANO, HITLER É CHANCELER DA ALEMANHA. EM 1928, 1.º PLANO QUINQUENAL RUSSO: TROTSKY É EXILADO EM 1929.

- No próximo fim de semana vou ao Algarve - tinha dito alguém.
- A prisão - pensou Raul.

(...)

1936-1938

ESTÃO ABOLIDOS EM PORTUGAL HÁ ANOS OS PARTIDOS E EXTINTOS OS SINDICATOS DE CLASSE: A GREVE GERAL DE 18 DE JANEIRO TINHA SIDO REPRIMIDA E DERROTADA. EM 1936, É CRIADA A LEGIÃO PORTUGUESA E A MOCIDADE PORTUGUESA. CHEGAM OS PRIMEIROS DEPORTADOS AO TARRAFAL. MORREM PRESOS NO TARRAFAL. SÃO EXPULSOS PROFESSORES DAS ESCOLAS. EM SETEMBRO, A GUERRA CIVIL COMEÇOU EM ESPANHA. O FRONT POPULAIRE VENCE AS ELEIÇÕES EM FRANÇA.

- As vidas das pessoas são tão diferentes - disse alguém.
- A minha vida é tão diferente - pensou Carlos.

(...)

1940-1942

1939 - INÍCIO DA 2.ª GUERRA MUNDIAL. FIM DA GUERRA DE ESPANHA. É ASSINADO O PACTO IBÉRICO. ANARQUISTAS E COMUNISTAS CONTINUAM A MORRER NO TARRAFAL. EM 40, O GOVERNO REALIZA A EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS E ASSINA A CONCORDATA. EM 1942, A FRANÇA ESTÁ TOTALMENTE OCUPADA PELOS ALEMÃES. 

- E aqueles banhos ao fim da tarde, na água morna - disse alguém.
- O inferno - pensou Raul.

(...) 

1943-1944

2.ª GUERRA MUNDIAL. EM 1943. ESTIVERAM 50 000 TRABALHADORES PORTUGUESES EM GREVE. SEGUIRAM-SE CENTENAS DE PRISÕES.

- E depois os miúdos de cama, uma chatice - disse alguém.
- Uma sorte - pensou Alberto.

(...)

1945

ANO DA VITÓRIA DOS ALIADOS. GRANDES MANIFESTAÇÕES EM LISBOA. EM MAIO, O GOVERNO PORTUGUÊS DECRETA LUTO NACIONAL PELA MORTE DE HITLER. SÃO ANUNCIADAS «ELEIÇÕES LIVRES» POR SALAZAR. GRANDES MANIFESTAÇÕES CONVOCADAS PELO MUD RECLAMAM A REALIZAÇÃO DE «ELEIÇÕES LIVRES». A PVDE TRANSFORMA-SE EM PIDE. EM AGOSTO, HIROXIMA; EM SETEMBRO, NAGASAKI. 

- A professora já chamou a mãe porque ele não faz nada, não aprende nada - disse alguém.
- Como há-de aprender? - pensou Marília. 

(...) 

1949 

PORTUGAL JÁ É MEMBRO DA NATO O MUD TINHA SIDO CONSIDERADO ILEGAL; ABAFADAS REVOLTAS MILITARES, DESENCADEADAS GRANDES VAGAS DE REPRESSÃO - PRISÕES; EXPULSÕES. NORTON DE MATOS, CANDIDATO DA OPOSIÇÃO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, RETIRA A CANDIDATURA ANTES DO ACTO ELEITORAL.

- Não sei, talvez seja por ter mudado de ambiente - disse alguém.
- Lisboa é tão vasta  - pensou Alberto. - Profunda e vasta.

(...)

1950-1952

EM 1950 É ASSASSINADO, COMO TINHAM SIDO OUTROS ANTES E SERÃO OUTROS DEPOIS, MILITÃO RIBEIRO. ÁLVARO CUNHAL É CONDENADO A PRISÃO PERPÉTUA. É DE 1952 O PRIMEIRO PLANO QUINQUENAL CHINÊS.

- Teve uma adolescência sossegada - disse alguém.
- Também eu, no fim de contas - pensou Teresa.

(...)

1954

NO DIA 1 DE MAIO É MORTA CATARINA EUFÉMIA. COMEÇA A GUERRA DA ARGÉLIA.

- Há coisas que se transformam assim, de repente - disse alguém.
- As mortes são frequentes e ao mesmo tempo raras - pensou Alberto.

(...)

1955-1957

PORTUGAL É MEMBRO DA ONU. O DECRETO 40 900 DE 1957 PROÍBE AS ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES, O QUE DÁ ORIGEM A MANIFESTAÇÕES. 1956: XX CONGRESSO DO PCUS: COMEÇA A DESTALINIZAÇÃO. 

- Com a entrada na faculdade foi diferente - disse alguém.
- Com a entrada na faculdade foi igual - pensou Teresa.

(...)

1958

CAMPANHA DE HUMBERTO DELGADO. EM 8 DE JUNHO É ELEITO AMÉRICO TOMÁS. NO MESMO ANO, UM GRUPO DE 40 CRISTÃOS PUBLICA UM DOCUMENTO ONDE PEDEM UM INQUÉRITO ÀS ACTIVIDADES DA PIDE.

- Vai casar-se, coitada - disse alguém.
- Coitada - pensou Marília.

(...)

1959

REBELIÕES, LUTAS E GREVES. PETIÇÃO PARA A DEMISSÃO DE SALAZAR.

- É que há momentos em que se tem de mudar de vida - disse alguém.
- Quando é possível  - pensou Teresa.

(...)

1960

CUBA. EM PORTUGAL: OS MINEIROS OCUPAM AS MINAS DE ALJUSTREL: FOGEM PRESOS DE PENICHE. EM 61: COMEÇA EM LUANDA A GUERRA COLONIAL. MANUEL SERRA TENTA UMA REVOLTA, HENRIQUE GALVÃO ASSALTA O «SANTA MARIA», PALMA INÁCIO LANÇA PANFLETOS DUM AVIÃO. DIAS COELHO É ASSASSINADO.

- Quando vou de comboio para o Algarve, aproveito sempre para ler um policial - disse alguém. 
- As viagens da morte - pensou Raul.

1962-1963

62: ASSALTO A BEJA. PROIBIDO O DIA DO ESTUDANTE. CRISE UNIVERSITÁRIA COM LUTO ACADÉMICO E GREVE DA FOME. NO 1.º DE MAIO, MANIFESTAÇÃO COM RECONTROS EM LISBOA. É DE 63 A CARTA DE FRANCISCO MARTINS RODRIGUES AO COMITÉ CENTRAL DO PCP, EM QUE EXPÕE AS DIVERGÊNCIAS COM A DIRECÇÃO DO PARTIDO.

Há vidas moles - disse alguém. 
- Há vidas que se esvaziam - pensou Carlos.

(...)

1965-1966

TINHA SIDO FUNDADA A FAP E ESCRITO O «RUMO À VITÓRIA», CRIADO O MAR, A ASP. A SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESCRITORES, POR TER ATRIBUÍDO UM PRÉMIO LITERÁRIO A LUANDINO VIEIRA, DISSOLVIDA. EM 65, CAMPANHA ELEITORAL PARA A ASSEMBLEIA NACIONAL. NO MESMO ANO É ASSASSINADO HUMBERTO DELGADO.

- Estava extremamente nervoso - disse alguém. Tu não?
- Por tão pouco - pensou Raquel  
 

 (...)

1967

- Tenho saudades, às vezes - disse alguém. 
- Tive desejos - pensou Raquel.

(...)

1969

TINHA HAVIDO AS REVOLTAS DE ESTUDANTES E OPERÁRIOS EM FRANÇA. TINHA HAVIDO A CHECOSLOVÁQUIA. MARCELO CAETANO TINHA SUBSTITUÍDO SALAZAR. NA IGREJA DE S. DOMINGOS, 200 CATÓLICOS EM VIGÍLIA TINHAM CONDENADO A GUERRA COLONIAL. MÁRIO SOARES TINHA SIDO DEPORTADO. ACTUAVA A LUAR, A EDE, MUITAS OUTRAS ORGANIZAÇÕES. CRISE UNIVERSITÁRIA: CONTESTAÇÃO AO SISTEMA DE ENSINO E À REFORMA VEIGA SIMÃO. ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS. A OPOSIÇÃO CONCORRE DIVIDIDA: CDE E CEUD. DENTRO DA CDE HÁ VÁRIOS GRUPOS. EM NOVEMBRO, GRANDES LUTAS NA LISNAVE.

- Tenho uma suspeita de que não é bem assim - disse alguém.
- Quantos meses pode durar a suspeita - pensou Marília.

(...)

1970-1973

É CRIADA, NA CLANDESTINIDADE, A INTERSINDICAL. A ARA E AS BR ACTUAM. REBENTAM BOMBAS. NOVAS LUTAS ESTUDANTIS CONTRA OS EXAMES E OS GORILAS: É ASSASSINADO O ESTUDANTE RIBEIRO DOS SANTOS. EXISTE O MRPP. EM 73, MAIS MILITANTES ABANDONAM A CDE. WIRYAMU (72). É ASSASSINADO AMÍLCAR CABRAL (73).

- Tenho sempre relutância em mudar de vida - disse alguém.
- Mudar de vida - pensou Teresa. 

1974

- Mas para que é que ele se casou? - perguntou alguém.
- É sempre por alguma razão - pensou Alberto. 
 

HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, IMAGENS E MITOS DUMA GERAÇÃO CURIOSA, EDUARDA DIONÍSIO, Círculo de Leitores, 1981, pp. 19, 33, 40, 49, 56, 65, 74, 96, 104, 113, 121, 133, 139, 157, 168, 178, 184, 199.