sexta-feira, 21 de maio de 2021

OS AGROTÓXICOS USADOS NAS MONOCULTURAS INTENSIVAS ESTÃO A MATAR BILIÕES DE ABELHAS


Desde a década de 1990, a Europa perdeu mais de 70% de seus insectos voadores e polinizadores. 

Estão em perigo de extinção mundial devido, por exemplo, ao "uso irresponsável de agrotóxicos, às mudanças climáticas, cada vez mais evidentes e repentinas, à exploração do solo, ao esgotamento das paisagens
agrícolas ... "


Um caso marcante é o dos Estados Unidos , onde nos últimos seis
anos aumentou o consumo de ' leite' de amêndoas (o nome correcto seria
"bebida" de amêndoas: por lei só as de origem animal podem ser chamadas
de "leite") aumentou em 250%, o que resultou em US $ 1,2 bilião
anualmente. 

Os motivos? A bebida tem baixo índice calórico, contém
fibras, magnésio, zinco, ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitamina E, o que
a torna um alimento nutritivo, sem falar que é de fácil digestão. Além
disso, pode ser preservado por muito tempo. Sem contra-indicações, pelo
menos na aparência. É uma pena, no entanto, que o consumo em larga
escala desta bebida tenha um impacto ambiental devastador.


Um relatório do Guardian denuncia que a crescente demanda por amêndoas na Califórnia , o maior centro de produção de bebidas de amêndoa nos Estados Unidos , está a dizimar as abelhas que são usadas para polinizar os amendoais. Cerca de 50 biliões de abelhas morreram no inverno passado, ou um terço da população total de abelhas dos EUA criada para uso comercial. O número de apicultores que tiveram que reduzir a produção de mel para alugar suas colónias de abelhas aos proprietários de plantações de amêndoas está crescendo exponencialmente. 

Uma questão de negócios: as amendoeiras do Vale Central da Califórnia estão espalhadas por uma vasta área de mais de 400.000 hectares. E os agricultores pagam até US $ 200 por colmeia. Dennis Arp , apicultor comercial americano, explica ao The Guardian: "Quase metade da minha renda vem do aluguer de colmeias para polinizar amendoeiras. Mas agora estou a perder mais de 30% das abelhas e o mesmo acontece com muitos outros apicultores".


A pesquisa do The Guardian mostra que as mortes das abelhas são principalmente devido ao uso irresponsável de pesticidas em amendoeiras. Em particular, o uso generalizado de "rodeo" , um produto fitofarmacêutico à base de glifosato que também pode ser cancerígeno para humanos, enfraquece as defesas bacterianas das abelhas, enfraquecendo-as até a morte.


UMA POLINIZAÇÃO EXAUSTIVA

O Guardian observa que a polinização das amendoeiras é particularmente árdua. Por outro lado, obriga as abelhas a interromper o descanso de inverno um ou dois meses antes do esperado, alterando assim o seu biorritmo. Por outro lado, requer mais esforços de manutenção do que polinizar outras plantações. Problema dentro do problema: a concentração de biliões de abelhas em um mesmo local favorece a disseminação de qualquer epidemia. Parece, de facto, que a morte das abelhas no penúltimo inverno se deve ao varroa destructor , ácaro parasita que suga a hemolinfa desses insectos himenópteros e provoca sua morte. ( … )


‘excerto de artº in “EL MUNDO” – 20.05.2021