DIA 19 DE ABRIL ÀS 19H00, DO MARQUÊS DE POMBAL AO LARGO DO RATO
O sector de aviação já era o calcanhar de Aquiles da crise climática: aviões são a forma mais rápida de aquecer o planeta). Depois, a COVID-19 mostrou o ponto frágil da aviação, com o colapso das empresas aéreas e os despedimentos que se seguiram.
Temos agora uma oportunidade sem precedentes para mudar de rumo e construir um caminho para um planeta justo e habitável.
Mas Em vez disso, o governo e as empresas aéreas continuam a insistir numa “volta à normalidade” que significa a destruição do nosso clima. O governo não quer cancelar o aeroporto do Montijo, com todas as consequências negativas que este trás.
Por isso, no dia 19 de Abril (dia do aniversário do Partido Socialista), às 19h00, nesta “manifestação em chamas”, vamos marchar da rotunda de Marquês de Pombal até ao Largo Rato, com um lema claro: “Fim do mês. Fim do mundo. A mesma luta.” - Chegámos ao limite. O planeta não aguenta mais. Junta-te a nós!” #emchamas
Com esta acção, exigimos:
(1) menos aviões: um decrescimento rápido e planeado da aviação –( uma diminuição urgente dos voos agendados)
(2) transição justa: um melhoramento (uma melhoria) das condições de vida e do trabalho dos trabalhadores no sector de aviação, garantia de rendimento, requalificação e emprego
(3) mais ferrovia: por uma mobilidade justa e sustentável.
No fim da marcha, vamos organizar uma assembleia de acção para discutir os próximos passos.