segunda-feira, 17 de março de 2025

Situação das BIOTECNOLOGIAS GENÉTICAS PERIGOSAS para os POLINIZADORES e para a VIDA na União Europeia - POLLINIS

 


CONTRA AS BIOTECNOLOGIAS GENÉTICAS PERIGOSAS PARA OS POLINIZADORES E PARA A VIDA

DEGENERAÇÃO

Caro amigo,

As multinacionais agroindustriais estão a representar uma nova e séria ameaça aos insectos polinizadores e à biodiversidade ao tentarem impor a Bruxelas uma nova regulamentação europeia que autoriza a disseminação em larga escala de organismos geneticamente modificados 1 por toda a União Europeia .

Se este regulamento fosse adoptado:

> não haveria mais NENHUMA avaliação dos riscos que esses novos produtos poderiam representar para as abelhas e o meio ambiente 2 ;

não haveria mais rotulagem, nem rastreabilidade e, portanto, nenhuma maneira de nós, cidadãos e consumidores, sabermos se os alimentos que compramos nas lojas contêm esses novos organismos geneticamente modificados;

> não haveria mais NENHUM baluarte contra a influência das indústrias agroquímicas e agroalimentares no mundo agrícola: as multinacionais monopolizariam uma parte significativa do mundo vivo, que elas controlariam registrando milhares de patentes a cada ano.

Tudo isso, em benefício de um punhado de empresas que já estão arrecadando lucros obscenos às custas de nossos agricultores e cidadãos - e em detrimento da liberdade dos consumidores de escolher alimentos sem OGM e sem fraudes genéticas!

Mas ainda é possível preveni-los! Somente uma reação poderosa e geral da sociedade civil poderia nos permitir bloquear as negociações .

Graças a você e às centenas de milhares de cidadãos já engajados nessa luta , a POLLINIS está lutando para fazer com que a voz e os interesses dos cidadãos e agricultores sejam ouvidos...

… e obrigar todos os representantes políticos a recusarem, em conjunto, a aprovação do regulamento que autoriza o tráfico genético na natureza e até nos nossos pratos!


Graças a toda a legitimidade que suas assinaturas nos dão, a POLLINIS e uma coalizão de organizações francesas e europeias continuam travando uma luta feroz para evitar que essa catástrofe aconteça. Estamos constantemente em pé de guerra:

estamos aumentando o número de reuniões com o governo para exigir que ele finalmente ouça a voz dos cientistas e cidadãos: com cerca de quinze organizações francesas, lutamos arduamente para garantir uma reunião com o gabinete do primeiro-ministro em 14 de fevereiro;

alertamos os governantes, a mídia e o público em geral : com 200 organizações francesas e europeias, assinamos uma declaração conjunta para denunciar os impactos negativos e irreversíveis que a desregulamentação descontrolada de novos OGM pode ter sobre os agricultores, o meio ambiente, a agricultura orgânica e os consumidores;

trabalhamos regularmente com cientistas e especialistas para documentar meticulosamente os múltiplos riscos ambientais, agronômicos e sistêmicos: conduzimos uma entrevista exclusiva com Frédéric Jacquemart, biólogo e ex-pesquisador de imunologia do Instituto Pasteur, e Isabelle Goldringer, geneticista agrônoma e pesquisadora do INRAE. Você pode encontrá-lo na íntegra no link abaixo.

Em 21 de fevereiro, um grupo de trabalho do Conselho da União Europeia, composto por ministros da Agricultura de todos os estados-membros, quase chegou a um acordo apocalíptico .


Obrigado pelo seu comprometimento e apoio.

E, por favor, não se esqueça de compartilhar esta mensagem com outras pessoas para convencer os cidadãos a se juntarem a esta coalizão sem precedentes.

Com esperança e determinação,

A equipe POLLINIS


ENTREVISTA

VÍDEO: Novos OGM, riscos e desafios

Como a Comissão Europeia pretende desregulamentar novos OGM, o POLLINIS dá a palavra a Frédéric Jacquemart (GIET) e Isabelle Goldringer (INRAE) para explorar as consequências desastrosas para os seres vivos.

> Assista a entrevista



EXPEDIÇÃO

200 organizações alertam para os perigos da desregulamentação

Em 11 de fevereiro, mais de 200 organizações (agricultores, criadores, sociedade civil) de 20 países da UE publicaram uma declaração conjunta alertando sobre a desregulamentação de novos OGM e as consequências que isso poderia ter para criadores, agricultores e setores livres de OGM, como a agricultura orgânica.

> Leia mais



NOTÍCIAS

A Polónia pode abrir a Europa aos OGM apesar das grandes falhas

A Polônia, que atualmente ocupa a Presidência do Conselho da UE, publicou uma nova proposta sobre novos OGM em 19 de fevereiro. Sem uma reação forte da sociedade civil, este projeto corre o risco de ser adotado pelos Estados-Membros.

> Leia mais

Notas

1. Plantas geneticamente modificadas obtidas por novas técnicas genômicas (NGT)

2. Apesar do alerta dos cientistas e da ANSES, que reconhecem formalmente a existência de perigos potenciais para o meio ambiente e nossa saúde em um relatório tornado público em 6 de março de 2024 (Riscos e questões relacionadas a NTG, ANSES, 2024)

3. Reunião do Comité de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia