quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Descarga de suinicultura no Rio Maior - carta à APA


Ex.mo Senhor Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
O Movimento Cívico Ar Puro (Concelho de Rio Maior), vem por este meio informar-vos que, no dia vinte de Julho do ano corrente (2017), foram efectuadas descargas de águas negras e pastosas exalando cheiros nauseabundos, na ribeira que atravessa a Quinta dos Capuchos e desagua no rio Maior, mais especificamente, situada entre a referida quinta e a Quinta do Capitão, na Estrada Nacional 114, também designada por: Rua 25 de Abril, na freguesia de Ribeira de S. João.
Mais informamos, esta ocorrência foi reportada ao SEPNA, tendo-se deslocado, um agente dessa autoridade, ao local (ribeira supra citada), que trocou umas breves palavras com a referida cidadã, na presença do cidadão morador no n.º 79, da Rua 25 de Abril, sem esclarecer que procedimentos seriam executados, nem nenhuma informação sobre a ocorrência, o que deixou ambos perplexos.
Como é do conhecimento de V. Ex.a, neste local labora uma suinicultura (Euroeste), que tem um historial de práticas sistemáticas e reiteradas, como a contaminação das referidas linhas de água e os maus cheiros exalados, altamente perturbadoras de todos os quantos residem nas imediações e provocando graves danos ambientais, sendo os mesmos indiciadores de provável não cumprimento da legislação em vigor para este sector de actividade.
Sem outro assunto de momento,
Com os melhores cumprimentos,

P´lo Movimento Cívico Ar Puro