Ex.mo Senhor Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
O Movimento Cívico Ar Puro (Concelho de Rio Maior), vem por este meio informar-vos que, no dia vinte de Julho do ano corrente (2017), foram efectuadas descargas de águas negras e pastosas exalando cheiros nauseabundos, na ribeira que atravessa a Quinta dos Capuchos e desagua no rio Maior, mais especificamente, situada entre a referida quinta e a Quinta do Capitão, na Estrada Nacional 114, também designada por: Rua 25 de Abril, na freguesia de Ribeira de S. João.
Mais informamos, esta ocorrência foi reportada ao SEPNA, tendo-se deslocado, um agente dessa autoridade, ao local (ribeira supra citada), que trocou umas breves palavras com a referida cidadã, na presença do cidadão morador no n.º 79, da Rua 25 de Abril, sem esclarecer que procedimentos seriam executados, nem nenhuma informação sobre a ocorrência, o que deixou ambos perplexos.
Como é do conhecimento de V. Ex.a, neste local labora uma suinicultura (Euroeste), que tem um historial de práticas sistemáticas e reiteradas, como a contaminação das referidas linhas de água e os maus cheiros exalados, altamente perturbadoras de todos os quantos residem nas imediações e provocando graves danos ambientais, sendo os mesmos indiciadores de provável não cumprimento da legislação em vigor para este sector de actividade.
Sem outro assunto de momento,
Com os melhores cumprimentos,
Sem outro assunto de momento,
Com os melhores cumprimentos,
P´lo Movimento Cívico Ar Puro