sábado, 5 de abril de 2025

UNIÃO EUROPEIA PREPARA-SE PARA NOS IMPOR AS NOVAS PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADAS













Senhora, Senhor,

O cerco está se apertando na batalha da POLLINIS contra os novos OGMs agroquímicos: a partir de agora, nossa pequena equipe está pedindo seu apoio para nos unirmos e resistirmos!
 

Nos bastidores em Bruxelas, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia preparam-se para estender o tapete vermelho às novas plantas geneticamente modificadas promovidas pela indústria 1 …

…e deixá-los inundar as prateleiras de milhões de cidadãos europeus sem sequer informá-los e sem qualquer possibilidade de voltar atrás 2 .

Tudo será decidido durante o terceiro trílogo, a reta final das negociações , que pode ocorrer nos próximos dias – e que mudaria para sempre a face da nossa agricultura e da nossa alimentação.
 

Diante da emergência, a POLLINIS lançou um contra-ataque decisivo para obter o abandono firme e definitivo deste projeto louco!

Com o seu apoio, e com o apoio dos 90.000 cidadãos comprometidos que já responderam ao apelo da POLLINIS e à sua recente mobilização cidadã 4 , e com uma coligação de organizações do setor agrícola e orgânico, e associações de proteção ambiental:

lutaremos com unhas e dentes para combater a influência dos lobbies no Parlamento, no Conselho da União Europeia e no governo 5 , garantindo quantas reuniões forem necessárias com o Primeiro-Ministro e o Ministro da Agricultura, políticos eleitos e representantes de instituições e administrações francesas e europeias...
 

…para forçá-los a ouvir as vozes de milhões de cidadãos que não querem OGM em seus campos ou em seus pratos!

organizaremos a resistência dos cidadãos contra os novos OGM, mesmo nos supermercados – e pressionaremos diretamente os distribuidores para impedir a venda de um único tomate, cenoura ou salada geneticamente modificados nas prateleiras de nossas lojas;

alertaremos a mídia e o público em geral, soaremos o alarme e defenderemos as abelhas e a biodiversidade que delas depende sempre que necessário , e o direito fundamental dos consumidores de não comer OGM;

> e se necessário, tomaremos medidas legais para garantir que os direitos dos polinizadores e cidadãos sejam respeitados : estamos prontos para mobilizar todos os especialistas jurídicos e advogados necessários para fazer valer nosso direito a alimentos naturais e saudáveis, que não tenham sido manipulados em laboratórios!

É por isso que apelamos urgentemente a todos aqueles que estão envolvidos como você nesta corrida frenética para salvar o mundo que deixaremos para as gerações futuras.
 

Para derrotar os planos sórdidos das multinacionais do agronegócio e organizar uma resposta cidadã imparável , precisamos de todo o seu apoio.

Ajude-nos com sua doação para garantir que na França e em toda a Europa a proteção da biodiversidade seja garantida, que a vontade dos cidadãos seja respeitada e que os OGM permaneçam rigorosamente regulamentados graças às medidas de proteção já em vigor.

Apoie a POLLINIS nesta luta pelos Vivos! Juntos, resistamos aos lobbies multinacionais que impõem suas leis e seus interesses a todos os países europeus – em detrimento dos cidadãos de hoje e das gerações futuras!

► EU FAÇO UMA DOAÇÃO

O tempo está se esgotando:

As multinacionais agroquímicas e agroindustriais esperam monopolizar uma parcela crescente do Mundo Vivo por meio de milhares de patentes 6 enquanto já estão contaminando maciçamente as alternativas agroecológicas com seus pesticidas tóxicos, alternativas que, no entanto, representam nossa única esperança diante do colapso dos polinizadores e da biodiversidade...

Os seus lobbies atropelam descaradamente as opiniões de várias autoridades científicas nacionais 7 , incluindo a Anses , a agência francesa para a saúde e a segurança ambiental...

… que tem expressado repetidamente o seu desacordo mordaz com a proposta de liberalização dos OGM 8 – sublinhando a existência real de riscos potenciais para o ambiente e a necessidade absoluta de estudar os efeitos reais dos produtos geneticamente modificados em laboratório antes de autorizar a sua venda e disseminação em larga escala em todo o território da União Europeia 9 !

Por favor, dê-nos os meios para lutar contra esses lobbies de forma inflexível e resoluta!

Com o seu apoio, lutaremos com todas as nossas forças para resistir ao projeto de lei das multinacionais agroindustriais, as únicas grandes vencedoras desta desregulamentação – de recusar a entrada em vigor dos novos OGM!

Ainda há tempo para agir.

E, acima de tudo, ainda é possível aprender lições do passado: os OGM de primeira geração são um fracasso para o mundo agrícola e para a biodiversidade.

Nenhuma das promessas feitas pelos lobbies foi cumprida: eles falharam em resolver a fome no mundo… eles falharam em resistir às mudanças climáticas…

Mas pior ainda...

Trinta anos após a sua primeira comercialização, os resultados são impressionantes em todos os países que os autorizaram 10 :

Quase todos os OGM são resistentes a herbicidas ou produzem moléculas inseticidas, portanto, quase todos os OGM são plantas que ameaçam direta ou indiretamente a biodiversidade 11 !

Vários estudos científicos 12 provaram que levaram ao aumento do uso de glifosato, um herbicida conhecido por ser muito prejudicial à saúde e à biodiversidade, cujas quantidades aumentaram quinze vezes nos Estados Unidos desde a chegada dos OGM no final da década de 1990!

Para evitar que a história se repita, temos que parar definitivamente com esse projeto de lei europeu que aprovaria a entrada em vigor de novos OGM sem qualquer avaliação de risco e sem rastreabilidade ou rotulagem dos produtos adulterados!

Nossa resposta será decisiva nos próximos meses.

 

Mas a POLLINIS não terá sucesso sem a sua ajuda. para levar suas ações até o fim e vencer esta luta pelo bem da natureza, da agricultura e de todos os cidadãos:

>> 1 euro, 20 euros – 100 ou 200 euros se você puder pagar… qualquer contribuição será extremamente bem-vinda! E recebidos com enorme gratidão por nossa pequena equipe, 200% comprometida em garantir que os interesses dos cidadãos triunfem sobre os interesses de curto prazo dos lobbies.

Ajude-nos na medida do possível; é a única maneira de contrabalançar os extraordinários recursos financeiros mobilizados pelas multinacionais agroquímicas e agrogenéticas para colocar as mãos no Vivo!

► EU FAÇO UMA DOAÇÃO

Sem o apoio dos doadores, nunca teríamos conseguido contribuir para bloquear as negociações: a nossa ação, juntamente com várias organizações aliadas em França e na Europa, ajudou a impedir a adoção deste texto durante vários meses 13 . Isso já é uma grande vitória!

Por mais de dois anos, é somente graças às doações que lutamos com todas as nossas forças em seu nome e em nome das abelhas e polinizadores selvagens!

Nós temos:

>> soou o alarme em inúmeras ocasiões aos políticos, multiplicando reuniões com autoridades eleitas, o governo, o gabinete do Primeiro-Ministro e sucessivos Ministros da Agricultura desde 2023;

>> defendeu a proteção da biodiversidade e a opinião dos cidadãos diretamente aos tomadores de decisão , organizando uma conferência na Assembleia Nacional 14 ;

>> trouxe este escândalo à tona na imprensa , através de inúmeras entrevistas e participações em programas na France Inter 15, 16 , Reporterre 17 , Le Monde 18 , entre outros;

  

>> mobilizou massivamente cidadãos para enviar centenas de milhares de mensagens de apelo aos eleitos europeus e franceses ;

>> reuniu 90.000 assinaturas de cidadãos em menos de dois meses para uma nova petição lançada em 19 de janeiro!
 

Hoje, devemos continuar esse trabalho de longo prazo e lutar contra a distorção das instituições e as mentiras do agronegócio.

Os próximos meses serão decisivos.


Devemos impedir , por todos os meios à nossa disposição, que as autoridades europeias cheguem a um acordo!

Todos aqueles que apoiam financeiramente a associação contribuíram diretamente para essas ações: você também, por meio de sua doação, pode se juntar às fileiras da POLLINIS e fazer parte dos doadores comprometidos que permitem que a associação lidere a luta todos os dias!

É por isso que pedimos que, se for possível, contribuam para nossas ações essenciais de mobilização política e cidadã, e para o compromisso essencial de nossa equipe de permanecer firme contra os lobbies da agroindústria.

Por favor, dê à POLLINIS os meios para enfrentar as poderosas empresas agroquímicas que apenas defendem seus interesses financeiros. Ajude-nos, por meio de sua doação, a garantir que, na França e em toda a Europa, a biodiversidade seja protegida, que as opiniões dos cidadãos sejam respeitadas e que os OGM permaneçam rigorosamente regulamentados.

► EU FAÇO UMA DOAÇÃO

Sob pressão insuportável das multinacionais agroindustriais , a União Europeia corre o risco de ceder e...

…permitir a disseminação descontrolada de novos OGM em nossos campos e em nossos pratos,…

…e isto em total desrespeito pela protecção ambiental ,

…os direitos fundamentais dos cidadãos e consumidores, a profissão de agricultor, ...

…e vários avisos de cientistas e agências públicas e independentes de saúde e meio ambiente.

É por isso que precisamos de todo o seu apoio hoje para permanecermos firmes!

Nos próximos meses, este projeto insano de desregulamentação de plantas resultante de novas técnicas genômicas poderá ser adotado pela UE 1 , na total ausência de salvaguardas e sem qualquer possibilidade de retrocesso!

Sua ajuda é essencial para financiar essa luta e, de forma mais geral, para manter vivas todas as nossas lutas pelos polinizadores.

Cada doação , não importa o valor , nos dá força para enfrentar os lobbies da Bayer-Monsanto e outros , em nome de todos os cidadãos que nos apoiam...

…e em cujo nome lideramos a luta para impedir que a indústria contamine de forma sustentável os nossos campos e a natureza com organismos geneticamente modificados cujos efeitos sobre outras espécies vivas , nomeadamente abelhas e outros insectos polinizadores , nem sobre a saúde humana, nenhum perito independente se dignou a verificar!

É por isso que pedimos que, se for possível, contribuam para nossas ações essenciais de mobilização política e cidadã, e para o compromisso essencial de nossa equipe de permanecer firme contra os lobbies da agroindústria.

► CLIQUE AQUI PARA DOAR

Agradeço desde já qualquer ajuda que você possa fornecer nesta batalha decisiva pela vida.

Com esperança e determinação,

A equipe POLLINIS

Referências

1. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo a plantas obtidas por meio de determinadas técnicas genómicas inovadoras e a géneros alimentícios e alimentos para animais delas derivados, e que altera o Regulamento (UE) 2017/625 , Comissão Europeia, 2023

2. Novos OGM: os 7 principais riscos para o meio ambiente e a alimentação , POLLINIS, 2024

3. Fase final das negociações europeias envolvendo a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

4. Contra um mundo geneticamente manipulado , POLLINIS, 2025

5. Novos OGM: acordo do Conselho da UE ameaça a agricultura e a biodiversidade , POLLINIS, 2025

6. Novos OGM: 200 organizações alertam para os perigos da desregulamentação , POLLINIS, 2025

7. Para uma regulamentação científica de plantas a partir de novas técnicas genéticas , BFN, 2024

8. Parecer sobre a análise científica do Anexo I da proposta de regulamento da Comissão Europeia de 5 de julho de 2023 sobre novas técnicas genómicas (NGT) – Revisão dos critérios de equivalência propostos para definir as plantas NTG da categoria 1 , Anses, 2023

9. Parecer e relatório sobre os riscos e questões socioeconómicas associadas às centrais NTG , Anses, 2024

10. Vinte anos de fracasso , Greenpeace, 2015

11. Organismos geneticamente modificados , Ministério da Transição Ecológica, 2024

12. Tendências no uso do herbicida glifosato nos Estados Unidos e no mundo , Charles M. Benbrook, 2015

13. Ainda não há acordo sobre novos OGM no Conselho da União Europeia , POLLINIS, 2024

14. Novos OGM: uma proposta de resolução para a Assembleia Nacional , POLLINIS, 2024

15. Plantas NGT (Novas Técnicas Genômicas): novos OGM? , A Terra ao Quadrado, 2024

16. Às 18h. notícias de 14 de março de 2024 , France Inter, 2024

17. “Novos OGM”: a desregulamentação acelera , Reporterre, 2023

18. Riscos associados aos “novos OGM”: Anses recomenda uma avaliação caso a caso, num parecer que permanece confidencial , Le Monde, 2024

19. Contra um mundo geneticamente manipulado , POLLINIS, 2025