segunda-feira, 22 de julho de 2024

DESARMEMOS A CORRUPÇÃO LEGALIZADA (LOBBYS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta é uma investigação sem precedentes sobre as manobras secretas dos lobbies contra as abelhas, tornada possível graças ao financiamento dos cidadãos que apoiam o POLLINIS:

Depois de analisar dezenas de trocas de e-mails e relatórios, obtidos graças ao julgamento de longo prazo que a nossa pequena equipa está a liderar contra a Comissão Europeia e os lobbies – e vários documentos agroquímicos confidenciais nunca antes publicados…

…a equipa POLLINIS expõe, em nome dos cidadãos, uma década de compromissos dos nossos líderes com representantes da indústria de pesticidas, que levaram a um desastre para as abelhas, os polinizadores e toda a biodiversidade na Europa!

 

 












► LEIA A PESQUISA

Uma investigação de grande actualidade, uma vez que, no início de Junho, os cidadãos franceses enviaram o segundo maior contingente de eurodeputados ao Parlamento Europeu: 81 representantes políticos que deveriam defender os seus interesses contra os lobbies.

Mas quem realmente decide na Europa?

Quem decide autorizar centenas de substâncias que matam abelhas encontradas em campos, prados, florestas e em todo o nosso ambiente?

Quem decide estender sistematicamente as autorizações para pesticidas comercializados pelas grandes indústrias agroquímicas, desconsiderando os polinizadores cujo colapso histórico da população põe em perigo toda a biodiversidade?

Quem decide enterrar , ano após ano, as medidas urgentemente necessárias para as abelhas, os zangões, as libélulas, as borboletas e toda a vida selvagem que fornece serviços ecossistémicos essenciais à humanidade?

Estes não são os eurodeputados que os cidadãos acabaram de eleger para o Parlamento.

Mas um comité opaco – o SCoPAFF (1) – onde representantes anónimos dos ministérios da agricultura dos estados membros da UE tomam decisões a portas fechadas sobre pesticidas e protecção das abelhas…

…e sobre o qual a POLLINIS decidiu levantar o véu utilizando documentos de arquivo inéditos e arquivos agroquímicos esquecidos…

…para compreender como os lobbies nos levaram ao desastre ao privar a Europa de “testes de abelhas” – medidas cruciais para avaliar a toxicidade real dos pesticidas nas abelhas, recomendadas por cientistas independentes e pela autoridade sanitária europeia para travar a extinção dos polinizadores.

Clique aqui para descobrir a investigação POLLINIS em três partes:

► CONSULTO A PESQUISA

Esta investigação sobre o lobby dos pesticidas e as relações dos nossos líderes contra as abelhas não teria sido possível sem as doações de milhares de doadores generosos: um grande obrigado a eles!

Durante vários meses, a POLLINIS conseguiu colocar a sua equipa de especialistas na linha da frente para:

>> analisar , linha por linha, palavra por palavra, as dezenas de documentos de trabalho inéditos do SCoPAFF que a nossa equipa obteve da Comissão Europeia em nome de mais de 130.000 cidadãos;

>> decifrar a estratégia de dúvida que as empresas agroquímicas implementaram para negar a periculosidade dos pesticidas e desviar a atenção dos decisores da sua principal responsabilidade no desaparecimento dos insectos polinizadores;

>> fale sobre as trocas de e-mails que a Comissão Europeia quis manter em segredo , onde os nossos representantes políticos fazem eco ao lobby dos pesticidas!

Para saber mais, leia a pesquisa!

► LEIA A PESQUISA

E agora ?

A investigação POLLINIS não deixa dúvidas: a urgência é mobilizar-se.

Sem a transparência do SCoPAFF e sem o contrapeso dos cidadãos à influência dos lobbies sobre os pesticidas, não serão implementadas medidas ambiciosas para proteger a biodiversidade.

E os lobbies agroquímicos poderão continuar a ditar os seus desejos aos decisores, para obter cada vez mais substâncias tóxicas no mercado e na natureza, e cada vez menos protecção para as abelhas que morrem por causa delas...

>> não podemos deixar que os lobbies continuem o extermínio de insetos e polinizadores!

É por esta razão que a POLLINIS prossegue incansavelmente o seu impasse jurídico contra a Comissão Europeia, ao lado dos cidadãos.

Se o Tribunal de Justiça da União Europeia confirmar nos próximos meses a nossa vitória na Justiça em primeira instância (2), isso poria fim a esta escandalosa situação de opacidade...

…e tornaríamos os votos e argumentos dos nossos representantes políticos dentro do SCoPAFF acessíveis aos cidadãos!

Esta é a única forma de evitar que a SCoPAFF e os seus membros perpetuem a venda de matadores de abelhas em nome de lobbies.

E você pode ajudar a POLLINIS a conquistar esta vitória na Justiça assinando massiva e imediatamente nossa petição:

Ao lado de dezenas de milhares de cidadãos já mobilizados, traga a sua voz em apoio à ação legal da POLLINIS contra a influência dos lobbies nas decisões que selam o destino das abelhas e dos polinizadores!

► ASSINO A PETIÇÃO

O que exigimos dos eurodeputados e da Comissão Europeia nada mais é do que um processo aberto e transparente sobre decisões que nos dizem respeito a todos e que têm impacto direto na sobrevivência das abelhas e dos polinizadores...

…como a reautorização por muitos mais anos de insecticidas que matam abelhas ou herbicidas cancerígenos à base de glifosato, ou a autorização em todo o continente europeu de alimentos geneticamente modificados.

Para que estas escolhas cruciais não sejam feitas em benefício da indústria e em detrimento da biodiversidade, o SCoPAFF deve ser transparente, com a sua ajuda e a sua mobilização!

Pela democracia, pela transparência e pelas abelhas, convide os seus entes queridos a juntarem-se à luta da POLLINIS contra os lobbies, partilhando massivamente esta petição nas redes sociais.

► ASSINO A PETIÇÃO

Obrigado por estar conosco nesta luta.

Com esperança e determinação,

A equipe POLLINIS