segunda-feira, 6 de maio de 2024

NEGAR A REALIDADE É CRIMINOSO

O aquecimento global é originado pelos gases com efeito de estufa emitidos para a atmosfera terrestre, entre outros, dióxido de carbono e metano, com consequências catastróficas.

As evidências cientificas estão a ser comprovadas quotidianamente pelos eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e devastadores, ao ponto de arrasarem cidades inteiras e provocarem a morte de milhares de pessoas, assim como a falta de água em vastas regiões, enquanto noutras as cheias inundam cidades e deixam centenas de milhares sem casa. 

Como está a acontecer com as cheias no Rio Grande do Sul, Brasil, que são mais uma consequência devastadora da guerra que os governos e as corporações empresariais internacionais declararam às pessoas e ao planeta.  Mais de 850 mil pessoas foram afectadas, destas, 129 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas, até às 12h de dia seis (2.ª Feira), segundo as autoridades oficiais, à 83 mortos, 111 desaparecidas e 291 pessoas desaparecidas. As aulas foram suspensas em mais de 2000 escolas, deixando um total de 200 mil estudantes sem aulas. 

O Lago Guaíba subiu quatro metros acima do volume considerado normal e, segundo um balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul na tarde de domingo (5/5), há seis barragens de hidroeléctricas em situação de emergência, com risco iminente de desabarem. Caso se venha a verificar, se o governo não tomar as medidas adequadas e necessárias, estão em causa mais e maior destruição e perdas de vidas humanas.

Enquanto as pessoas que vivem na Amazónia - onde se concentra 20% da escassa água doce acessível de todo o planeta - as pessoas não tem água nas torneiras de suas casas, estando a ser abastecidas por camiões cisternas mas em quantidades inferiores às necessidades básicas.

Estas são as consequências da crise climática, provocada por governos e corporações empresariais internacionais, em tempo real.

O tempo de os parar é agora. 

Fonte: https://www.bbc.com