quarta-feira, 5 de abril de 2023

"A Batalha das Mega Piscinas: Quem Quer a Guerra da Água?"



Estas "bacias" pretendem servir sobretudo, para reter água da chuva mas também prevêem o seu reenchimento através da bombagem subterrânea.
 
Este colectivo integra várias organizações ecologistas, sindicais, ... e conta com a adesão de vários agricultores e associações de agricultores.
 
De facto o que se continua a verificar é um abandono da actividade agrícola por parte dos pequenos e médios agricultores ( com centenas de suicídios pelo meio) por não conseguirem, ou não quererem , competir com a lógica e a capacidade produtivistas alcançadas pelos sistema agro-industrial. 
 
Isto tem conduzido ao açambarcamento continuo das terras férteis pelas grandes empresas do agro-negócio. 
Neste caso das "bacias " a bombagem dos lençóis freáticos profundos conduz à mobilização dos pequenos e médios agricultores que temem ver as suas fontes de água esgotadas ou reduzidas.

Os activistas reivindicam a transição agrícola com reavaliação das politicas, das práticas e dos modelos produtivistas. O que passa , entre outros, pelo cultivo de espécies menos exigentes em água, pela redução do recurso a pesticidas e a químicos de síntese .....e pelo reajustamento das políticas agrícolas ao nível dos subsídios e das condições de acesso à água.
 
Para cultivar o quê e e m que área? Para regar quantos hectares e como? Para servir quantos agricultores? Com que compromissos de redução de uso de pesticidas?.....

Ana Silva