sábado, 29 de junho de 2024

1000ª VIGÍLIA MARCA REGRESSO DAS MÃES DE SÁBADO à Praça Galatasaray

Urgente, crianças em Gaza!


Graças à sua assinatura e às assinaturas de outras milhares de pessoas em todo o mundo, as autoridades turcas autorizaram as Mães de Sábado a voltarem a organizar a sua vigília semanal na Praça Galatasaray em Istambul, no passado dia 25 de maio, data da sua 1000ª vigília semanal.

Centenas de manifestantes encheram a praça por volta das 10 horas da manhã, antecipando a manifestação que não tem sido permitida pelas autoridades turcas nas últimas 300 semanas. Na vigília, mães, filhos e filhas, irmãos e irmãs dos desaparecidos, alguns netos e netas também presentes, falaram de forma breve mas comovente dos seus entes queridos, por cujo desaparecimento forçado sob custódia das autoridades turcas, procuram a verdade e a justiça. 

Infelizmente, pouco depois do fim da vigília as barreiras metálicas que impedem o acesso à Praça Galatasaray foram novamente erguidas. No entanto, juntamente com a Amnistia Internacional da Turquia e outras organizações de direitos humanos, continuaremos a acompanhar e a ser solidários com estes corajosos defensores dos direitos humanos.

As Mães de Sábado enviam o seu profundo apreço por tudo o que tem sido e continuará a ser feito até que lhes seja permitido exercer plenamente o seu direito de reunião pacífica na sua luta pela verdade e pela justiça.

Obrigada pelo seu apoio!

Até breve,

A Equipa da Amnistia Internacional - Portugal