terça-feira, 18 de junho de 2024

É UM CRIME QUASE PERFEITO...

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesticidas neonicotinóides, glifosato e outros matadores de abelhas…

Talvez não saiba, mas as autorizações de comercialização destas substâncias tóxicas para as abelhas e para a biodiversidade foram TODAS emitidas graças ao mesmo comité europeu de especialistas – o “SCoPAFF”…

...um órgão obscuro cujos nomes dos membros são mantidos em segredo, assim como os seus votos ou relatórios detalhados das suas reuniões...

… mas que, no entanto, tem nas mãos o poder de decidir sobre a comercialização de moléculas que podem dizimar milhões de polinizadores e destruir permanentemente ecossistemas inteiros!

Mas há ainda mais escandaloso...

Embora os documentos tenham acabado de confirmar a influência do lobby dos pesticidas no comité que autoriza substâncias tóxicas provenientes de agroquímicos na Europa...


…nossa equipe está entrando na reta final de um teste de longo prazo para acabar com a opacidade que os lobbies aproveitam para influenciar decisões que selam o destino das abelhas e dos polinizadores selvagens...

...e apela ao maior número possível de cidadãos para que se mobilizem agora para apoiar a nossa acção legal: juntos, vamos desarmar os lobbies!











Documentos confidenciais decifrados pela POLLINIS mostram que os lobbies agroquímicos aproveitaram em grande parte este processo de tomada de decisão opaco, antidemocrático e falhado para influenciar os votos do comité e continuar a vender à força os seus pesticidas que matam as abelhas na Europa (1)!

Perante lobbies, a nossa associação está na linha da frente para pôr fim à nociva opacidade do SCoPAFF perante a justiça europeia, e lança hoje um apelo à mobilização geral para nos apoiar nesta batalha:

Ajude-nos a evitar que a indústria dos pesticidas estabeleça a lei e sele impunemente o destino das abelhas e dos polinizadores na Europa!

ASSINO A PETIÇÃO

É através da luta e da determinação, graças à legitimidade que nos é dada pelas centenas de milhares de cidadãos mobilizados ao nosso lado...

… depois de vencer um impasse jurídico histórico contra a Comissão Europeia e os lobbies no ano passado, que permitiu à POLLINIS obter documentos internos do SCoPAFF (2)…

... depois de ter examinado meticulosamente centenas de documentos técnicos e complexos sobre as negociações secretas que ali decorrem, com o olhar experiente da pequena equipa que lidera esta luta a longo prazo...

que a POLLINIS obteve uma troca direta de e-mails entre representantes da SCoPAFF e o poderoso lobby europeu de pesticidas Associação Europeia de Proteção de Cultivos (agora CROPLIFE) – que representa os interesses da Bayer-Monsanto, Syngenta-ChemChina, Corteva e outros.

Um documento inédito e valioso que não poderia ser mais explícito ao mostrar a intolerável duplicidade de critérios aplicada pela União Europeia:

>> enquanto a mais estrita opacidade é exigida para cidadãos e associações ambientais que, como a POLLINIS, gostariam de defender as abelhas e os seres vivos contra os pesticidas...

…as empresas agroquímicas tiveram acesso direto aos membros da SCoPAFF, seus nomes e seus e-mails…

…para convencê-los a abandonar as medidas benéficas para proteger as abelhas domésticas e selvagens recomendadas pela autoridade sanitária europeia (EFSA) e por cientistas independentes, especialistas em polinizadores (3).

Medidas essenciais para identificar e retirar do mercado os pesticidas que são tóxicos para os preciosos insectos forrageiros (4) e tentar travar a sua dramática extinção.

Resultado: durante mais de uma década, os membros do SCoPAFF cederam obedientemente à pressão do lobby, em detrimento de milhares de milhões de abelhas e polinizadores, sendo os seus compromissos ineptos com empresas agroquímicas cobertos pelo selo de sigilo (5) !

À medida que novas negociações cruciais sobre o fortalecimento dos testes de toxicidade de pesticidas continuam este ano, os mesmos métodos opacos podem muito bem levar ao mesmo desastre para a biodiversidade...

É por isso que a POLLINIS soa o alarme e apela ao maior número possível de cidadãos para se mobilizarem imediatamente para, em conjunto:

>> evitar que a indústria de pesticidas sacrifique milhões de abelhas domésticas e selvagens durante muitos anos, influenciando mais uma vez a votação do SCoPAFF em completo sigilo para maximizar os seus lucros;

>> forçar a Comissão e os recém-eleitos parlamentares europeus a mudar as regras do jogo de que beneficiam os lobbies na Europa, estabelecendo a mais completa transparência nas negociações no âmbito do SCoPAFF.

É inaceitável que decisões benéficas para a sobrevivência das abelhas e dos polinizadores na Europa estejam nas mãos dos lobbies dos pesticidas responsáveis ​​pelo seu declínio!

Ajude-nos a obter transparência nas negociações do SCoPAFF sobre abelhas, juntando-se à mobilização em apoio à nossa ação legal e divulgando este alerta.

Juntos, vamos desarmar os lobbies agroquímicos!

► ASSINO A PETIÇÃO

Esta mobilização é o passo decisivo numa luta de longo prazo que a POLLINIS está a travar contra a Comissão Europeia e os lobbies.

Lembrar:

>> Em 2019, obtivemos o apoio oficial do Provedor de Justiça Europeu, face ao bloqueio da Comissão Europeia, aos nossos repetidos pedidos de acesso aos arquivos SCoPAFF (6), para lançar luz sobre uma década de negociações que sabotaram medidas essenciais de protecção das abelhas e da biodiversidade;

>> Em 2022, obtivemos uma vitória histórica em tribunal contra a Comissão Europeia: o Tribunal de Primeira Instância da União Europeia anulou a recusa ilegal da Comissão em transmitir os documentos administrativos exigidos;

>> Em 2023, acessamos dezenas de relatórios, e-mails e documentos de trabalho do SCoPAFF, graças à mobilização de mais de 130 mil cidadãos em cujo nome lutamos pela transparência e defendemos nossos direitos.

Em 2024, devemos absolutamente redobrar os nossos esforços para fixar em pedra a obrigação de transparência nas negociações que selam o destino das abelhas e da biodiversidade!

Com o apoio do maior número possível de cidadãos:

>> intensificaremos a pressão sobre os eurodeputados recém-eleitos para que uma reforma urgente do processo de tomada de decisão europeu seja colocada nas mãos da Comissão Europeia;

>> continuaremos o impasse jurídico contra a Comissão Europeia, que recorreu da sua condenação perante o Tribunal de Justiça da União Europeia, e tentaremos incluir a transparência do SCoPAFF na jurisprudência do mais alto tribunal do continente;

>> e continuaremos a levantar a sua voz junto dos nossos líderes e do Provedor de Justiça Europeu, para que os lobbies não possam mais conspirar nas sombras com representantes institucionais e sacrificar as abelhas e a biodiversidade impunemente para mimar os lucros dos seus acionistas.

É por isso que precisamos da sua mobilização.

Porque as próximas reuniões do SCoPAFF poderão ser decisivas:

novas medidas de protecção das abelhas contra os pesticidas devem ser votadas... e poderão novamente ser bloqueadas pelos lobbies se não agirmos agora!

É por isso que POLLINIS apela urgentemente à mobilização geral dos cidadãos para consagrar perante os Tribunais Europeus, e com o apoio dos deputados europeus comprometidos contra os pesticidas, o direito à transparência e à Justiça para as abelhas:

► ASSINO A PETIÇÃO

Nesta luta salutar pela vida, tudo está interligado.

Porque se não tivermos acesso às negociações secretas do SCoPAFF, os lobbies poderão continuar a convencer os seus membros a dar prioridade aos seus interesses financeiros em detrimento da sobrevivência das abelhas e dos polinizadores.

Mas se chamarmos a atenção para o SCoPAFF, quais representantes se atreveriam a defender publicamente o extermínio de abelhas e polinizadores por pesticidas?

É por isso que lutamos, em seu nome, e é por isso que continuaremos a lutar em Bruxelas contra os lobbies, com a força que todos os cidadãos empenhados nos darão hoje.

Podemos contar com o seu apoio?

► ASSINO A PETIÇÃO

Agradecemos antecipadamente por sua ação.
 

Com esperança e determinação,

A equipe POLLINIS


Referências

  1. POLLINIS, O que é SCoPAFF, o playground ideal para agroquímicos na Europa? , 12 de junho de 2024.
  2. POLLINIS, Julgamento de “testes de abelhas”: vitória pela transparência e contra os lobbies , 15 de dezembro de 2022.
  3. EFSA, Orientações sobre a avaliação de riscos de produtos fitofarmacêuticos em abelhas (Apis mellifera, Bombus spp. e abelhas solitárias) , 4 de julho de 2013.
  4. EFSA, “ Parecer científico sobre a ciência por trás do desenvolvimento de uma avaliação de risco de produtos fitofarmacêuticos em abelhas (Apis mellifera, Bombus spp. e abelhas solitárias) ”, 2012.
  5. POLLINIS, Nota resumida sobre o intenso lobby das empresas agroquímicas , 12 de julho de 2019.
  6. Provedor de Justiça Europeu, Recomendação do Provedor de Justiça Europeu no caso 2142/2018/TE sobre a recusa da Comissão Europeia em conceder acesso às posições dos Estados-Membros sobre um documento de orientação relativo à avaliação do risco de pesticidas para abelhas , 4 de abril de 2022.