segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Vamos Defender a Vida! Exigindo o Fim do tóxico glifosato


ASSINA AGORA COM UM CLIQUE

O glifosato é uma das coisas mais tóxicas que já foram feitas ao planeta, matando abelhas e envenenando ecossistemas inteiros -- e já foi detetado até em fraldas de bebés!! Mas dentro de semanas, a Europa pode finalmente proibir o uso deste pesticida letal. Por isso apelemos com urgência aos nossos legisladores para que votem a favor desta proibição, a mais ambiciosa até hoje. Assina e partilha por toda a parte!
ASSINA AGORA COM UM CLIQUE
Caros amigos e amigas de toda a Europa,
O glifosato é conhecido como o pesticida que mata abelhas. Mas não são só as abelhas.

É uma das substâncias mais tóxicas jamais produzidas no planeta, com efeitos aterradores sobre a saúde. Já foi detetado em fraldas de bebés, pode causar problemas durante a gravidez, e um enorme estudo mostrou que aumenta o risco de certos cancros em mais de 40%!!

Mas dentro de semanas temos uma oportunidade única para proibir de vez este veneno.

Tudo vai ser decidido numa só votação no Conselho da UE -- e os gigantes da indústria dos pesticidas estão, agora mesmo, a puxar todos os cordéis para influenciarem os políticos e protegerem os seus lucros.

Não podemos deixar que isso aconteça.

Se não podemos confiar em todos os políticos para que tomem a decisão acertada, temos que confiar uns nos outros para criarmos a mudança de que precisamos -- a começar já. Em 2018 ganhámos uma vitória histórica contra pesticidas letais para abelhas, e agora vamos voltar a vencer! Assina agora e partilha com toda a gente. A Avaaz está a trabalhar com parceiros para levar as nossas vozes às negociações em Bruxelas.
Aos líderes da UE e aos representantes dos Estados-Membros no Comité Permanente sobre Plantas, Animais e Alimentos para Consumo Humano e Animal: 

Enquanto cidadãos preocupados de toda a União Europeia, pedimos que votem contra a volta da aprovação do glifosato presente em herbicidas muito utilizados em toda a Europa. Não devemos ser expostos a produtos tóxicos que não só danificam os nossos preciosos ecossistemas, como também prejudicam a nossa saúde e podem até causar cancro.
ASSINA AGORA COM UM CLIQUE
Os pesticidas são bons para o lucro, não para as pessoas. E seguramente não para o planeta.

Os gigantes da indústria apresentam, repetidamente, relatórios enviesados para convencer os legisladores de que os pesticidas são necessários para alimentar o mundo. Mas os cientistas estão de acordo: pulverizar prados com químicos tóxicos é uma solução de curto prazo com consequências catastróficas e que a longo prazo vai diminuir a nossa capacidade para produzir alimentos.

Medidas simples, como a rotação de cultivos e inovações no setor agrícola que ajudam os agricultores a cooperar com a natureza em vez de a destruir, são proveitosas para todos. E, crucialmente, eliminando o glifosato, podemos finalmente pôr-nos no rumo de atingir uma redução de 50% dos pesticidas tóxicos até 2030. É por isso que esta votação vai ser tão importante.

Todos os países da UE desempenham um papel fundamental no processo de decisão e todos os votos contam! Por isso, onde quer que estejas, junta o teu nome para impulsionar o nosso apelo por uma proibição ambiciosa:

Ao longo dos anos, a nossa comunidade da Avaaz tem lutado para impedir que os gigantes dos pesticidas envenenem a Mãe Terra. Em 2018, ajudámos a conseguir a proibição dos neonicotinóides, que são mortais para as abelhas. Mas, para ganhar a longo prazo, também precisamos de leis que mantenham os químicos tóxicos fora dos nossos corpos, dos nossos pratos, e dos nossos parques infantis. Por isso, vamos dar tudo por tudo e pressionar a UE para avançar decisivamente, e hoje, para um mundo livre de pesticidas.

Com esperança e determinação,

Adela, Luis, Mike, Isabella, e toda a equipe da Avaaz
-----
A imagem acima foi gerada por IA, inspirada em fotos reais de trabalhadores espalhando pesticidas tóxicos