domingo, 9 de novembro de 2025

A AMAZÓNIA É FONTE DE VIDA!

 



A Amazónia é fonte de vida para todos nós, armazena milhares de milhões de toneladas de carbono, regula as chuvas em todos os continentes e alberga uma em cada dez espécies na Terra. A ciência vem agora confirmar o que a história já havia demonstrado: as comunidades Indígenas são as melhores guardiãs da floresta. Onde os seus direitos aos territórios são legalmente reconhecidos, a desflorestação reduz drasticamente e a floresta prospera.

Com a proximidade da principal cimeira mundial sobre o clima que ocorrerá no Brasil e com as eleições já no próximo ano, o Presidente Lula está sob crescente pressão para mostrar liderança no tema da Amazónia. Esta é a nossa oportunidade para ajudar a garantir os direitos territoriais que podem proteger a floresta e os seus povos durante gerações. 


🌱🌳🌿
Porque reconhecer os direitos territoriais dos Povos Indígenas é a melhor forma de proteger a Amazónia
  • Florestas vibrantes: Os Povos Indígenas cuidam das florestas mais saudáveis da Terra. A regularização fundiária e os direitos legais permitem-lhes usar o seu conhecimento ancestral para conservar ecossistemas vivos onde outros grupos falharam.
  • Percentagens mais baixas de desflorestação: As terras geridas pelos Povos Indígenas têm menos 83% de desflorestação, e as florestas sob sua guarda têm uma regeneração 20% mais rápida do que as áreas circundantes.
  • Previne a mineração e extração: Onde os direitos territoriais dos Povos Indígenas são reconhecidos, estes conseguem parar a mineração e outros projetos de extração nocivos para o clima, mantendo os rios limpos, as florestas vivas, as comunidades, a vida selvagem e o nosso clima a salvo.
  • Justiça que funciona: O reconhecimento dos direitos territoriais dos Povos Indígenas é frequentemente mais rápido, mais justo e bastante mais eficaz do que as políticas de conservação centralizadas. Unidos, podemos ajudar a proteger as culturas Indígenas e a Amazónia por muitas gerações.
Partilhamos esta mensagem da AVAAZ: https://secure.avaaz.org