quinta-feira, 26 de março de 2015

A importancia da Ecovia entre Rio Maior e Vale de Santarém

O tempo está a melhorar e já apetece dar uns passeios.
 
O caminho da antiga linha de caminho de ferro que liga Rio Maior e o Vale de Santarém é excelente para se criar uma Ecovia, pois ainda se encontra intacto em grande parte do seu percurso, acompanha sempre o rio Maior, passa por zonas de grande beleza natural, o percurso é plano e permite ligar várias localidades.
Com a criação de uma Ecovia aproveitando o antigo percurso da linha de ferro, passariam a existir condições para as práticas saudáveis ao ar livre como as caminhadas, passeios de bicicleta, canoagem e pesca. Revitalizava-se as margens do rio maior que ainda tem muitas antigas azenhas, proporcionava-se o encontro entre populações e fomentava-se as práticas de respeito e defesa da natureza.
Este caminho urge ser preservado pois está sobre enorme pressão para desaparecer sendo ocupado por particulares ou usado para outros fins.
 
Ficam aqui umas fotos tiradas esta semana em São João da Ribeira, mostrando que o caminho da antiga linha férrea merece ser preservado e convertido em Ecovia.